segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Marca própria apresenta aumento

Produtos de marca própria são um ótimo negócio para fabricantes, varejistas e consumidores. Uma prova disso é que, de acordo com dados do 14º Estudo Anual de Marcas Próprias 2008, da Nielsen, divulgado recentemente, o número de itens de marca própria cresceu 31% entre agosto de 2007 e julho de 2008, alcançando um total de mais 45 mil produtos disponíveis em 25% das 644 empresas participantes da pesquisa.

“O trabalho conjunto entre indústria e varejo será fundamental para entender o comportamento e as necessidades do consumidor e fazer com que a marca própria cresça cada vez mais”, afirma Neide Montesano, presidente da ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização).

De acordo com o estudo da Nielsen, os itens de marca própria estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, alcançando quase metade das residências do país (48,9%). O que equivale a aproximadamente 18 milhões de domicílios. O levantamento aponta que, apesar de 81% do setor estar posicionado como low price (preço baixo), os produtos premium (produtos de posicionamento de preço mais alto) também têm destaque. Além disso, a penetração das marcas próprias é maior nas classes A e B (54,7%), mas também ocupa espaço nas classes C, D e E (47,5%). O perfil dos maiores consumidores de marcas próprias é “maduro bem-sucedido”, uma das seis classificações por estilo de vida utilizada pela Nielsen, nível sócio-econômico alto e médio-alto, e lares com quatro ou cinco pessoas.

Das empresas que participaram do estudo, 25% delas oferecem produtos de marca própria ao consumidor. Do total de itens disponíveis no mercado, 83% estão nos supermercados, 15% no atacado e 2% nas farmácias. No período da pesquisa, 45% das 187 categorias auditadas pela Nielsen registraram crescimento em marcas próprias.

Fonte: Abmapro

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